Inauguração da Multinacional Sumitomo em Fazenda Rio Grande Paraná






Sumitomo é inaugurada e coloca FRG no cenário internacional
Foi inaugurada nesta quinta-feira (3), em Fazenda Rio Grande (PR), a primeira fábrica da empresa japonesa Sumitomo Rubber fora da Ásia, onde possui nove unidades. O prefeito Marcio Wozniack ressaltou o novo ciclo industrial que toma conta do município nos últimos anos e os benefícios que essa parceria irá trazer para toda a região. “Acompanhei todo o processo de instalação da fábrica e posso dizer que desde a chegada da Matte Leão em 2009 não tínhamos a chegada de uma empresa desse porte, e isso acontece porque estamos focados em um processo de desenvolvimento que não para, além disso, com a vinda da empresa, outras dezenas de novas empresas satélites também estão chegando”, disse.
O evento contou com as presenças do governador Beto Richa, o presidente mundial da empresa Ikuji Ikeda, o presidente da Sumitomo no Brasil, Ippei Oda, além de outras autoridades. A indústria tem capacidade para fabricar 15 mil pneus por dia (irá iniciar a produção com duas mil unidades/dia), das marcas Dunlop (linha para utilitários) e Falken (linha de alto desempenho). O investimento na planta foi de R$ 750 milhões e serão criados 1.500 empregos até 2017. Com as novas indústrias que estão se instalando o município deve gerar cerca de dez mil empregos diretos e indiretos.
A fábrica se instalou definitivamente em FRG após dois anos de negociações (ver retrospectiva) e entre os itens que mais beneficiaram o município para sua escolha está, conforme a diretoria da empresa, o projeto de desenvolvimento industrial e a localização geográfica. No início do processo a empresa chegou a receber propostas de cidades paulistas, catarinenses e outras paranaenses, mas optou por Fazenda Rio Grande.
O projeto recebeu apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Paraná Competitivo. "Mais uma grande empresa que se instala no Paraná e confirma a nova realidade do nosso Estado, com prosperidade, desenvolvimento e oportunidades de empregos em todas as regiões", afirmou o governador Beto Richa.

O presidente da Sumitomo, Ikuji Ikeda, afirmou que o apoio e o suporte do governo estadual foram indispensáveis para a decisão da empresa em investir no Paraná. "Agradeço de coração por todo o apoio que nos foi prestado. Seremos um ponto importante para o desenvolvimento econômico e social do Paraná", disse ele.
"Seremos uma das maiores empresas na colaboração de geração de renda, desenvolvimento e prosperidade para o Paraná", acrescentou o presidente da Sumitomo no Brasil, Ippei Oda.
O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Elói Khun, lembrou também que a chegada da Sumitomo coloca o município no cenário internacional. “A Sumitomo é uma das maiores empresas mundiais e sua chegada coloca definitivamente a Fazenda Rio Grande no cenário mundial do desenvolvimento”, lembra Khun.

INVESTIMENTO - A fábrica da Sumitomo é o maior investimento que Fazenda Rio Grande já recebeu. O prefeito agradeceu o empenho direto do governador Beto Richa para trazer a empresa ao Paraná e escolher Fazenda Rio Grande como sede, lembrando a dura disputa pela atração da empresa japonesa, pois outros municípios paranaenses, paulistas e catarinenses queriam o investimento.



"Muda a história do nosso município, por aumentar nossa arrecadação e trazer uma janela de possibilidades. Não estaríamos aqui, vendo mais este sonho realizado, sem o apoio decisivo do governador", disse.

FÁBRICA – A unidade fica no distrito industrial de Fazenda Rio Grande, em terreno de 500 mil metros quadrados. São 84,5 mil metros só de área construída. A planta industrial conta com tecnologia que não gera a emissão de poluentes.

Inicialmente serão produzidos dois mil pneus por dia. A capacidade da fábrica é de produção de 15 mil pneus/dia - volume que a empresa espera alcançar até 2015. De acordo com Renato Baroli, diretor de Marketing e Vendas da Sumitomo no Brasil, a empresa espera ocupar 10% do mercado de pneumáticos até 2020.

Retrospectiva Sumitomo
Maio de 2011 – Fazenda Rio Grande entra em uma acirrada disputa com outras cidades do Paraná, São Paulo e Santa Catarina para receber a fábrica da Sumitomo Rubbers. A administração local, focada em projetos de desenvolvimento industrial a qualifica para ser a escolhida.
Maio de 2011 - O município mostra sua proposta e políticas públicas voltadas para a industrialização somadas à proximidade com as montadoras, aeroporto e acesso ao Porto de Paranaguá.
Agosto de 2011 – Em um esforço conjunto do Poder Executivo, governo do estado e Câmara de Vereadores - que estudam as condições para a fábrica se instalar na cidade - são criadas as formas legais para aprovar a instalação da empresa. O Executivo encaminha para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que autoriza a chegada da Sumitomo ao município.
Setembro de 2011 - Em uma votação que não foi unânime, a Câmara de Vereadores demonstra comprometimento com o desenvolvimento e aprova a lei que oferece as condições necessárias para a Sumitomo assumir o compromisso de instalar sua fábrica no município.
Setembro de 2011 – Após um período de negociações e de grande expectativa pelo resultado, Fazenda Rio Grande é anunciada como a cidade escolhida para receber a Sumitomo. O governador, o presidente da empresa e o prefeito de Fazenda Rio Grande assinam o protocolo oficial para a instalação da empresa no município.
Outubro de 2011 – O anúncio da fábrica em Fazenda Rio Grande tem repercussão nacional e atrai dezenas de indústrias de fornecedores, o município passa a gerar mais empregos e assume um status de pólo regional de indústrias.


Janeiro de 2012 – É realizado o lançamento da pedra fundamental em uma cerimônia que reúne a diretoria mundial da empresa, autoridades estaduais, municipais e marca o início das obras.
Maio de 2012 - Chega ao Porto de Paranaguá a primeira carga de um total de 50 mil pneus que dá início à comercialização no Brasil e na América do Sul.
Outubro de 2012 – As obras de construção da fábrica acontecem em ritmo acelerado e o município desenvolve políticas públicas para garantir mão de obra qualificada local para trabalhar na empresa.
Outubro de 2013 – A Sumitomo é inaugurada em Fazenda Rio Grande (PR), e nesta primeira etapa vai gerar 1.500 empregos diretos. Com investimento de US$ 500 milhões a chegada da indústria atrai também 50 empresas que irão gerar mais 10 mil empregos diretos e indiretos. 



Conheça a Sumitomo :
A Sumitomo Rubber do Brasil pertence ao Grupo Sumitomo Rubber Industries, fundado em 1909, em Kobe, Japão. O grupo atua nos setores de siderurgia e mineração, e começa agora a ganhar mercados no Brasil e na América do Sul, principalmente desde maio de 2012, quando chegou ao Porto de Paranaguá a primeira carga de 50 mil pneus.
A previsão é de que até o próximo ano, a fábrica recém-instalada em Fazenda Rio Grande comece a fabricar 15 mil pneus diariamente.
Para isso, conta com uma mão de obra local especializada, além de provocar a chegada de dezenas de fornecedores que totalizarão 10 mil novos empregos.


(Fonte Barbosa Junior Silva)

0 comentários:

Postar um comentário